9 de julho de 2013

Na Fossa Double, Gasparini conquista seu 1º ouro; Jaison Santin termina em 11º, a 3 pratos da final

Davide Gasparini - Itália - Fossa Double - Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo

Gasparini, da Itália, venceu a Fossa Double ontem batendo Wang, da China. Foi a primeira medalha em Granada para a equipe italiana e o primeiro ouro de Gasparini desde sempre. O brasileiro Jaison Santin terminou na 11ª colocação, a 3 pratos de ir para a final.


Davide Gasparini, 23 anos, venceu a Fossa Double ontem na etapa da Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo 2013 que acontece em Granada. Gasparini bateu Wang Hao, 36, da China, por 28 a 20 acertos na disputa pela medalha de ouro. Gasparini abriu vantagem sobre Wang desde o início da disputa pela medalha de ouro, ficando quatro alvos à frente nos primeiros oito duplos, o que suavizou seu caminho até o ouro. O atleta italiano acabou por terminar no degrau mais alto do pódio com uma vantagem de oito alvos sobre seu oponente chinês. Gasparini já havia prevalecido sobre Wang na semifinal (27 a 26).


Vitaly Fokeev, de 39 anos, venceu a disputa pelo bronze (28 a 26) contra Jeffrey Holguin, 34 anos. O atirador americano tinha começado com o pé direito, liderando depois de cinco duplos. Fokeev, da Rússia, tomou o 1 ª lugar seis alvos mais tarde, mas acabou empatando quando o atirador do Exército americano o alcançou a seis duplos do final da disputa. Mas o empate não durou mais que três alvos, quando Fokeev finalmente conseguiu o topo do placar e manteve a liderança até o final.

O segundo atirador russo, Alexander Vavilov, 35, terminou em 5º na semi-final, com 22 alvos - insuficiente para se qualificar para o jogo medalha de bronze. Vavilov foi seguido por Mark Russell, de 49 anos. O medalhista de prata de Sidney 2000 terminou no sexto e último lugar, com 20 alvos. Um incrível shoot-off definiu a participação de Holguin na semi-final. Ele, Vasily Mosin e Fehaid Aldeehani empararam em 6º lugar na fase de qualificação - todos tendo marcado 140 pontos. Enquanto Aldeehani, do Kuwait, foi superado depois de apenas três tiros, Holguin e Mosin, da Rússia, disputaram um interminável duelo: os dois atiradores continuaram acertando alvo após alvo. Holguin finalmente  venceu a disputa com a impressionante marca de 56 a 55.

Jaison Santin - Brasil - Fossa Double - Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo
Jaison Santin, do Brasil, ficou em 11º lugar e conquistou a melhor colocação de um brasileiro nesta prova em uma Copa do Mundo. O brasileiro teve parciais de 26-29-26-28-29, totalizando 138 pratos quebrados. Faltaram apenas 3 pratos para que Jaison garantisse um lugar na final. Outros dois atletas brasileiros também participaram da prova: Filipe Fuzaro - nosso representante em Londres 2012, que ficou em 29º lugar com 133 pratos acertados, e Robson Deschamps em 47º, com 123 pratos.

Davide Gasparini já havia ganho uma medalha na Fossa Double - um bronze na etapa de Al Ain da Copa do Mundo ISSF 2013 - mas esta foi a sua primeira medalha de ouro. "É a melhor sensação" - disse o italiano - "hoje eu competi contra alguns atiradores surpreendentes. Alguns deles já participaram dos Jogos Olímpicos também. Eu me senti como um ninguém!", revelou. E além de seus adversários, Gasparini também teve de enfrentar o clima espanhol. "Não foi fácil atirar cinco rodadas de qualificação com essa temperatura! Logo depois ventou um pouco, mas tudo correu bem". Nada realmente incomodou o atleta italiano. Era só ele e os pratos. "Eu nem percebi que eu já tinha ganho o ouro antes do fim da disputa. Eu estava focado em fazer o meu melhor".

No próximo ano, Granada sediará o 51º Campeonato Mundial ISSF de Tiro Esportivo. "Espero estar lá e vencer novamente", concluiu o Gasparini. Nesse evento serão definidas as primeiras vagas para Rio 2016.

Antes desta final, o atleta da Itália nunca havia ganho uma medalha de ouro em Copa do Mundo. Agora, ele já está pensando nos Jogos Olímpicos. As coisas mudaram rapidamente, pegando Gasparini em seu caminho para Rio.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...