6 de julho de 2013

Medalhista de prata olímpica, Stefecekova vence a Fossa Olímpica e garante o 1º ouro de Granada

Zuzana Stefecekova - Eslováquia - Fossa Olímpica - Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo 2013

A atleta olímpica eslovaca bateu Wang Yi Wen, da China, para garantir a primeira medalha de ouro de Granada. Um grande resultado e uma boa chance de testar o campo de tiro que será usado no Campeonato Mundial ISSF do próximo ano.


A duas vezes medalhista de prata olímpica Zuzana Stefecekova, da Eslováquia, venceu a Fossa Olímpica feminina ontem, a primeira prova da última etapa da Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo 2013, em Granada, Espanha. A quarta e última etapa da Copa do Mundo ISSF reúne provas de Carabina, Pistola e Tiro ao Prato Olímpico. 


Stefecekova teve que lutar muito para terminar no topo do pódio. A campeã eslovaca se qualificou com 72 acertos em 75 alvos e teve que passar por um shoot-off para se classificar para as fases finais da competição. Logo em seguida, com uma pontuação de 14 acertos de 15 alvos, ela passou pela semi-final, sem se importar com o vento.

Durante a disputa pela medalha de ouro, a atleta de 29 anos provou mais uma vez ser uma das melhores atiradoras de Fossa Olímpica do mundo, terminando no degrau mais alto do pódio, com 13 acertos após um duelo apertado contra a chinesa Wang Yi Wen, que ficou em segundo com 12 acertos.

"Finalmente! Eu já competi aqui cinco ou seis vezes na minha carreira. Eu conheço este campo muito bem", disse Stefecekova. "O vento não me incomoda. Eu vi os pratos 'surfarem' com o vento, mas eu disse a mim mesma que não deveria me preocupar com isso. Eu me concentrei em cada alvo e fiz isso!", exclamou a campeã.

A medalhista olímpica de bronze de 2008 Corey Cogdell, 26 anos, dos EUA, garantiu a medalha de bronze depois de igualar o recorde mundial (75 acertos) durante as qualificações. Para terminar no pódio, Cogdell pecisou bater a atiradora da casa Fátima Galvez, 26, na disputa pela medalha de bronze. As duas atletas terminaram a semi-final empatadas com 10 acertos cada. Em seguida, empataram novamente no final da disputa pelo bronze com 11 acertos cada. Cogdell fez uma rodada perfeita e venceu o shoot-off, superando sua adversária espanhola por 8 a 7.

A segunda atiradora dos EUA, finalista pela primeira vez, Ashley Carroll, 18 anos, terminou em quinto lugar, com oito acertos na semi-final, seguida por Natalie Ellen Rooney, 25 anos, da Nova Zelândia, que fechou a prova em sexto lugar com 7 acertos.

Foi a primeira final desta etapa um bom teste para o Campeonato Mundial do próximo ano? A vencedora não teve dúvidas. "Estou realmente ansiosa para o Campeonato Mundial de 2014, que deve ser realizada aqui", explicou Stefecekova. "Vai ser, provavelmente, a minha primeira chance de embolsar uma vaga olimpica para os Jogos de 2016. O campo de tiro é realmente muito bom, os alvos são excelentes, e espero ser capaz de repetir o desempenho de hoje", finalizou.

As atletas brasileiras na prova não tiveram um bom desempenho. Ludmila Melo, com 66 pratos quebrados, ficou em 36º. Janice Teixeira, nossa melhor atiradora de Fossa Olímpica, não finalizou a prova e ficou em último. A assessoria de imprensa da CBTE até o momento não divulgou o motivo da desistência da atleta.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...