8 de julho de 2013

Jin Jongoh, ouro em Londres e 'louco por tiro', vence a Pistola 50m com 10,9 pontos de diferença em Granada

Jin Jongoh - Coréia do Sul - Pistola 50m - Copa do Mundo ISSF de Tiro Esportivo 2013

O campeão olímpico de 2012 da Coréia do Sul embolsou seu primeiro ouro desde Londres na etapa da Copa do Mundo ISSF em Granada, quase 11 pontos à frente de seus adversários. Sem medo das novas regras, grande habilidade e um pouco de "loucura" foram os ingredientes de sua vitória excepcional.


"Eu sou louco por tiro". Essa é a citação do dia, e a resposta do coreano Jin Jongoh quando perguntado sobre como ele conseguiu vencer a Pistola 50m ontem com 10,9 pontos de vantagem sobre os seus adversários.


E de fato ele é "louco por tiro". O cinco vezes medalhista olímpico (três vezes campeão na Pistola 50m) da Coréia do Sul se adaptou às novas regras o mais rápido possível e voltou no topo de um pódio internacional um ano após a sua vitória olímpica em Londres.

Ele estava acostumado a vencer finais com enormes vantagens antes da mundança das regras, quando a pontuação de qualificação era levada para a final. Agora que as finais começam a partir de zero, ele não quis abrir mão. 

"As novas regras são ótimas para os espectadores, mas colocam mais pressão sobre os atletas. Eu acho que este é o caminho certo para promover o esporte, mas se torna mais difícil para nós. Todo mundo está mais estressado. Eu apenas tento manter a calma e atirar o meu melhor", explicou Jin. 

E ele cumpriu o que disse. Jin chegou à final depois de fazer 570 pontos durante as qualificações. Ele começou a prova com um grande disparo de 10,6 tiro e depois continuou em frente. Um tiro após o outro ele abriu uma vantagem final de 10,9 pontos sobre o medalhista de prata, João Costa, de Portugal, embolsando a medalha de ouro com 200,7 pontos, contra 189,8 pontos do atirador português. Depois deles, a medalha de bronze foi para o medalhista de ouro da Pistola 10m dos Jogos de 2008, Pang Wei, da China, que subiu ao pódio com 170,1 pontos. O vencedor das últimas duas etapas da Copa do Mundo Andrija Zlatic, da Sérvia, ficou em quarto lugar com 150,4 pontos. O atirador da casa, Pablo Carrera, da Espanha, foi o segundo a ser eliminado depois de 10 tiros e terminou em sétimo lugar com 92,1 pontos.

Os brasileiros Stenio Yamamoto, Julio Almeida e Felipe Wu também disputaram a prova e terminaram em 35º, 48º e 55º com 548, 540 e 534 pontos respectivamente.

Jin, 33 anos, conquistou a sua última medalha de ouro neste evento em agosto passado, nos Jogos Olímpicos de 2012. Quase um ano atrás. O que ele estava fazendo nesse meio tempo? "Eu precisava relaxar um pouco depois dos Jogos", disse ele. "Em seguida, comecei a treinar para as novas regras. Hoje foi meu dia. Eu tive ótimos pressentimentos durante a prova e atirei o meu melhor durante a final para marcar mais de 200 pontos", comentou.

O que virá em seguida? "Eu vou estar na final da Copa do Mundo em Munique, em novembro próximo. Logo depois estarei aguardando ansioso a disputa pela vaga olímpica em 2014. Pressão para seus adversários: eles estão preparados para "loucas" pontuações do coreano?

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...