18 de junho de 2013

Zhang Donglian enfrenta o vento, supera a atleta da casa e conquista o ouro no Skeet feminino

Zhang Donglian (CHI) - Skeet - Copa do Mundo ISSF de Tiro ao Prato - Tiro Esportivo

A atiradora chinesa superou a cipriota Andri Eleftheriou em um shoot-off marcado pela ação do vento. Mas ela dá todo o crédito a sua treinadora, a duas vezes medalhista olímpica Gao E.


Zhang Donglian, 30 anos, da China, venceu a prova feminina do Skeet da terceira etapa da Copa do Mundo ISSF de Tiro ao Prato 2013, em Nicósia, Chipre.


A atleta de Nan Chang garantiu a medalha dourada num shoot-off contra a porta-bandeira cipriota Andri Eleftheriou por 7 a 6 sucessos, após empatarem na disputa pela medalha de ouro, decepcionando os inúmeros fãs cipriotas presentes no campo de tiro.

"O crédito vai para a minha treinadora", disse a atiradora chinesa. "Eu comecei a atirar quando tinha 16 anos. Houve uma demostração de tiro na minha escola e me disseram que eu tinha talento para isso. Isso foi apenas o começo. Agora eu tenho uma grande treinadora atrás de mim, que me apóia e me dá confiança", falou.

Quem é ela? A treinadora de Zhang é Gao E, atleta que ganhou dois bronzes olímpicos, em 2000 na Fossa Olímpica e em 2004 na Fossa Double.

Gao não estava errada. Zhang tem talento para atirar no Skeet. Ela ficou entre as melhores atiradoras desde a qualificação da manhã, classificando-se para a semi-final com 71 acertos. Durante a semi-final, a atleta chinesa acertou 15 dos 16 pratos. A mesma pontuação registrada pela atiradora da casa, Andri Eleftheriou, 28 anos, que havia se classificado com uma pontuação de 73 acertos, igualando o recorde mundial.

Durante a disputa pela medalha de ouro o vento aumentou, afetando a pontuação das duas finalistas. Ambas perderam três alvos, terminando empatadas com 13 pratos quebrados. O shoot-off, um tie-breaker necessário para definir o ouro, decidiu a prova em favor de Zhang.

A medalha de bronze foi conquistada pela vencedora da Copa do Mundo de 2008, em Suhl, Diana Bacosi, 29 anos, da Itália, que superou a campeã olímpica de 2012 Danka Bartekova por 15 a 13. Bacosi havia se classificado com 71 acertos, acertando 14 pratos na semi-final. Ao mesmo tempo, hoje acabou por ser um dia de azar para Bartekova, da Eslováquia, que tinha, na qualificação, igualado o recorde mundial de 73 acertos, para, em seguida, acertar 14 pratos na semi-final, terminando em quarto lugar, com 13 acertos na disputa pela medalha de bronze.

"Foi ótimo hoje. Eu ganhei, apesar do vento", disse a medalhista de ouro. "Eu disse a mim mesma: persista, mantenha o foco, e eu quis ir um prato de cada vez, sem pensar sobre as condições do tempo".

"Meu objetivo? Eu só quero estar no pódio. A cor da medalha não importa muito para mim. Eu quero continuar a melhorar a minha pontuação". E com uma treinadora como Gao atrás dela, tudo parece possível.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...