28 de maio de 2013

Na Pistola 50m, Zlatic conquista seu 2º ouro consecutivo na Copa do Mundo 2013


Andrija Zlatic (SRB) - Pistola 50m - Copa do Mundo ISSF de Carabina e Pistola 2013 - Tiro Esportivo

O atirador sérvio de 36 anos conquistou sua segunda medalha de ouro consecutiva da temporada 2013 da Copa do Mundo, apesar das condições meteorológicas difíceis.


Andrija Zlatic fez de novo. O atirador sérvio venceu a Pistola 50m na terceira etapa da Copa do Mundo ISSF de Carabina e Pistola 2013 em Munique, na Alemanha, exatamente o que já havia feito na etapa anterior, em Fort Bennig, EUA, há apenas duas semanas.


Zlatic lutou até o fim da prova, subindo do quarto para o primeiro lugar. Os dois últimos tiros lhe deram a vitória. Com um 10,1 e um 9,8 superou seu oponente direto Mai Jiajie, da China, conquistando seu segundo ouro consecutivo com uma pontuação final de 195,1 pontos.

"Desta vez foi mais difícil do que em Fort Benning", disse Zlatic. "Aqui em Munique está frio, e eu tive que lutar contra o tempo durante as qualificações da manhã. Por outro lado, a temperatura foi simplesmente perfeita em Fort Benning". "Mais atiradores estavam competindo aqui em Munique. Todo mundo gosta desse estande, e a competição se tornou bastante apertada", completou.

Mai Jiajie, 25, chegou em Munique como medalhista de prata da etapa de Changwon, em abril passado, e saiu da prova com sua segunda medalha de prata da temporada, conquistada com uma pontuação final de 195,1 pontos.

Depois deles, o espanhol Pablo Carrera, 26 anos, terminou com a medalha de bronze, com 175,1 pontos na final. O atirador espanhol brigou por uma medalha desde o início da prova, mas um 8,8 no seu 17º tiro o manteve longe dos dois degrau mais altos do pódio. Carrera nunca havia ganho uma medalha nessa prova antes, apesar de ter ido para a final duas vezes, em 2011 e 2009.

O mais bem sucedido atirador de Pistola 50m de todos os tempos, campeão olímpico duas vezes na prova, Jin Jongoh, da Coréia do Sul, de 33 anos, juntou-se ao finalista mais jovem de hoje, Will Brown, EUA, 21 anos de idade, em um shoot-off na primeira eliminação após o oitavo tiro da final. Desta vez não deu para Jin. Brown o superou no tie-break, e o coreano fechou a prova em oitavo lugar, com uma pontuação final de 73,9 pontos. 

Jin venceu sua última etapa da Copa do Mundo ISSF aqui em Munique, no ano passado. Brown, participando da sua primeira final de Pistola 50m, teve que deixar a prova na eliminação seguinte, terminando em sétimo depois do 10º tiro com uma pontuação final de 93,2 pontos. O jovem atirador americano venceu a Pistola de Ar 10m em Fort Benning, há apenas duas semanas, mas não conseguiu repetir o pódio na Pistola 50m, um dos melhores e mais difíceis estandes do mundo.

Jitu Rai, da Índia, 25 anos, nunca havia estado em uma final de etapa da Copa do Mundo ISSF antes. Ele entrou na final com a pontuação mais baixa da fase de qualificação, 560 pontos, resistindo até o 12º tiro, quando foi eliminado com uma pontuação final de 111,7 pontos.

O campeão da final da Copa do Mundo ISSF de 2012, Zhang Tian, da China, saiu da prova antes da disputa por medalha. O atirador de 32 anos, que havia se classificado em primeiro lugar com 567 pontos, foi eliminado após o 14º tiro, com uma pontuação final de 133,7 pontos que o deixou em quinto. Foi sua primeira final este ano. O atirador chinês terminou duas vezes no pódio durante a temporada passada, garantindo uma prata em Milão e um bronze no evento Pré-Olímpico em Londres.

João Costa, 48 anos de idade, de Portugal, um veterano da Copa do Mundo que participou de 40 etapas desde 1996, seguiu Zhang, deixando a prova depois do 16º tiro com 154,8 pontos, em quarto lugar.

O melhor brasileiro na prova, Stenio Yamamoto, ficou em 20º lugar com 553 pontos. Julio Almeida e Felipe Wu ficaram em 57º e 58º, com 537 e 536 respectivamente.

Hoje, os três atletas brasileiros, juntamente com José Carlos Batista, estarão disputando a Pistola de Ar 10m.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...