7 de abril de 2013

Vietnamita conquista duelo pelo ouro na Pistola de Ar 10m na Copa do Mundo ISSF 2013

Xuan Vinh Hoang - Vietnã - Pistola de Ar 10m - Copa do Mundo ISSF 2013 - Tiro Esportivo
O campeão asiático de 2012 Xuan Vinh Hoang, do Vietnã, venceu no sábado, 06/03, a prova masculina da Pistola de Ar 10m no terceiro dia de competições da Copa do Mundo ISSF de Carabina, Pistola e Rifle 2013 em Changwon, Coréia do Sul.

Ele chegou à final com 583 pontos, começando a disputa no segundo lugar. Mas, com as novas regras da ISSF, a pontuação de qualificação não conta mais na final: na disputa por medalha, todos os finalistas começam do zero.




A final da prova foi realizada com as novas regras da ISSF, introduzidas no início do ano, e que remodelam as disputas finais. Após a qualificação (que são conduzidas como antes das mudanças das regras), os oito melhores atiradores avançam para a final, onde suas pontuações voltam a zero. A final começa com duas séries de três tiros. Em seguida, a final prossegue com tiros únicos. A partir do oitavo tiro, e depois a cada dois tiros, o atleta com a menor pontuação é eliminado, até que as medalhas sejam decididas. A fase final acaba com dois atiradores na linha de tiro para o duelo valendo o ouro nos dois últimos tiros.

O vietnamita, de 38 anos de idade, foi subindo no placar durante a final, disputando tiro a tiro com Wang Zhiwei, da China, o medalhista olímpico de bronze de 2012. Os dois competidores lutaram bem próximos até o último tiro, quando Xuan Vinh Hoang garantiu o ouro com uma pontuação total de 200,8 pontos contra 200,1 pontos de Wang Zhiwei.

Hoang foi o quarto colocado nos Jogos Olímpicos de 2012 competindo na Pistola 50m, terminando apenas 0,1 pontos de estar no pódio. Lá, atirando com as regras antigas, ele pagou o preço de ter se qualificado com uma pontuação baixa. Com as novas regras, que estão premiando o atleta que tem melhor desempenho, mesmo quando está sob estresse, ele teria terminado no pódio.

A medalha de bronze foi para a Índia. O atirador Prakash Nanjappa terminou no terceiro degrau do pódio, com 180,2 pontos, após superar o campeão do mundo de 2010 Tomoyuki Matsuda, do Japão, que ficou em quarto lugar, com 158,7 pontos.

Nanjappa, 37, também terminou em evidência dois dias antes, quando ficou em oitavo lugar nas finais da Pistola 50m. Estas foram suas melhores colocações da história em uma competição ISSF: ele nunca havia participado de uma final antes.

Rashid Yunusmetov, do Cazaquistão, ficou em quinto, marcando 137,2 pontos, seguido pelo atleta da casa Lee Daemyung, que terminou em sexto com um total de 117,7 pontos.

Os dois primeiros atiradores a serem eliminados foram Jiturai Jiturai, da Índia, e Mai Jiajie, da China, que ficaram com o sétimo e oitavo lugares, com 97,4 e 77,1 pontos, respectivamente.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...