4 de abril de 2013

China assegura o primeiro ouro da Copa do Mundo ISSF de Carabina, Pistola e Rifle 2013

Wang Tao - China - Carabina de Ar 10m - Copa do Mundo ISSF 2013 - Tiro Esportivo

Wang Tao, da China, 30 ano, venceu hoje cedo a prova de Carabina de Ar 10m para homens, prova de abertura da Copa do Mundo ISSF de Carabina, Pistola e Rifle 2013, que está sendo realizada em Changwon, Coréia do Sul. As novas regras da ISSF, que reformularam as finais de cada prova, estão sendo aplicadas nos eventos de Carabina, Pistola e Rifle pela primeira vez desde a sua introdução, em janeiro.



Após a qualificação (que são conduzidas como antes das mudanças das regras), os oito melhores atiradores avançam para a final, onde suas pontuações voltam a zero. A final começa com duas séries de três tiros. Em seguida, a final prossegue com tiros únicos. A partir do oitavo tiro, e depois a cada dois tiros, o atleta com a menor pontuação é eliminado, até que as medalhas sejam decididas. A fase final acaba com dois atiradores na linha de tiro para o duelo valendo o ouro nos dois últimos tiros.





Wang Tao transformou-se no protagonista desta primeira final. O atleta passou em terceiro lugar pelas qualificações. Na fase final, logo alcançou o topo do placar ganhando décimos sobre seus adversários depois de cada tiro. Um ganho lento, mas consistente, que o ergueu ao topo da classificação, conquistando a medalha de ouro com uma pontuação total de 206,8 pontos. 

Hoje não foi a primeira vez que Wang subiu em um pódio de Copas do Mundo: o atirador chinês também foi ouro na etapa de Munique da Copa do Mundo em 2012. Nos Jogos Olímpicos de 2012 terminou em quarto, a apenas 0,7 pontos de distância de um lugar no pódio.

Após liderar a qualificação, Peter Sidi, da Hungria, passou pelo primeiro estágio da fase final com facilidade. Mas então, no primeiro tiro único, ele marcou um decepcionante 8,7, colocando em risco sua liderança. A partir daí, Sidi começou a cair lentamente de colocação, lutando tiro a tiro com o atleta de Israel, Sergey Richter, 23 anos. Campeão Europeu de 2013, Richter garantiu a medalha de prata com uma pontuação total de 205,6 pontos, enquanto o atirador húngaro ficou em terceiro, garantindo a medalha de bronze, com um total de 182,2 pontos.

Primeiro finalista da Mongólia, Bayaraa Nyantan, 21, ficou em quarto lugar, com 162,0 pontos, deixando a disputa no 16º  tiros. 

Pascal Loretan, 24, da Suíça, foi eliminado após o décimo tiro, com 98,8 pontos, terminando em sétimo. Apesar de um excelente último tiro (10,4 pontos), o sérvio Nemanja Mirosavljev, 42, foi eliminado no 12º  disparo, com 121,5 pontos, em sexto. Dois tiros depois, o Campeão Europeu Júnior, Michael Janker, da Alemanha, deixou a disputa em quinto lugar, com 142,0 pontos.

Niccolo Campriani, da Itália, medalhista de prata dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, terminou a final na oitava colocação, um dia após receber seu troféu de "Atirador do Ano" de 2012. O atleta italiano foi o primeiro a deixar a disputa. Campriani havia se classificado para a final em segundo lugar, e marcou um total de 79,4 pontos em oito tiros, antes de ser eliminado.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...