15 de fevereiro de 2013

Tiro Esportivo é confirmado para os Jogos Olímpicos de 2020

Tiro Esportivo é confirmado para os Jogos Olímpicos de 2020

O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional o divulgou na terça-feira, dia 12, as modalidades esportivas confirmadas para o núcleo dos Jogos Olímpicos de 2020. E assegurado, dentre 25 modalidades, para a 125ª edição dos Jogos está o Tiro Esportivo.

A ISSF representa 161 federações nacionais e atletas de 108 países se qualificaram para competir nos eventos do Tiro Esportivo nos Jogos de Londres 2012, ficando em quarto lugar entre todos os esportes olímpicos nesta principal medida de universalidade, conforme informou Franz Schreiber, Secretário Geral da ISSF.




Schreiber lembrou ainda que as competições de tiro estão presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos e que Pierre de Coubertin, pai dos Jogos, era um atirador de pistola.

Pode parecer, mas essa decisão não é uma formalidade sem importância. A Comissão do Programa Olímpico analisa sistematicamente cada modalidade após cada edição dos Jogos Olímpicos a fim de garantir que continuem a ser relevantes para os fãs de esportes de todas as gerações. Nesta mesma reunião o COI decidiu, em votação secreta, excluir o Wrestling do núcleo dos Jogos. Isso significa que a modalidade terá de competir com outros esportes - tais como: basebol, karate, patins em linha, escalada desportiva - para ser incluído nos Jogos de 2020.

A cidade-sede dos Jogos de 2020 ainda não está definida. Em setembro deste ano acontecerá a última etapa da seleção e as candidaturas ainda no páreo são Istambul, Tóquio e Madrid.

Importante lembrar que os Jogos de 2020 serão especialmente relevantes para nós brasileiros. Marcará o centenário da conquista das primeiras medalhas olímpicas brasileiras por Guilherme Paraense, Afrânio Costa e a equipe de Tiro Esportivo do Brasil na Antuérpia, em 1920.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...