5 de outubro de 2012

Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão - parte 2

Hoje vamos continuar com mais dois exercícios do artigo Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão de autoria do medalhista pan-americano e técnico de Tiro Esportivo Silvio Aguiar.

A primeira parte do artigo junto com o primeiro exercício e as instruções gerais para o treino foi publicada na sexta-feira passada: Metodologia de Treinamento em Seco para as Modalidades de Precisão - parte 1. Na próxima sexta-feira daremos continuidade à publicação dos exercícios.

Bons treinos.


Posicionamento do alvo - Treinamento em seco - Tiro Esportivo

2º Exercício – Estática

Alvo: Ponto
Número de repetições: 20
Objetivo: Aprimorar o controle da estabilidade da posição de disparo e da imobilidade do corpo, aprendendo a “ficar quieto”.
Execução:
- A posição exterior já deve estar certa;
- Estabilize o seu corpo, plantando os pés no chão;
- Levante a arma com os olhos abertos, elevando o braço a +/- 130o, alinhe a figura de visada no ponto alto e desça o braço até que a massa fique abaixo do ponto, como se o ponto fosse o pingo do “i” no topo da massa;
- Com os olhos abertos, mantenha-se quieto, imóvel, estático, por aproximadamente 15 seg. Não lute contra o seu arco de movimento. Apenas fique quieto e observe o arco de movimento reduzir até a amplitude mínima, residual. Esse é o seu arco de movimento residual que você irá trabalhar para diminuir até conseguir manter a massa parada no ponto (“i”);
- Descanse 20 seg. entre cada repetição;

3º Exercício – Acionamento de Olhos Fechados

Alvo: Ponto
Repetições: 15
Objetivo: Aprimorar o acionamento do gatilho.
Execução:
- A posição exterior já deve estar certa;
- Estabilize o seu corpo, plantando os pés no chão;
- Levante a arma com os olhos abertos, elevando o braço a +/- 130o, alinhe a figura de visada no ponto alto e desça o braço até que a massa fique abaixo do ponto, como se o ponto fosse o pingo do “i” no topo da massa;
- Chegue ao ponto acionando o primeiro estágio ou o descanso;
- Feche os olhos e, com 100% da atenção no dedo indicador, promova o acionamento restante, observando que, excetuando os músculos do dedo que aciona, nenhum outro músculo da mão altera a força de empunhadura e que o tônus dos músculos do punho também permanece constante;
- Ao disparar, faça o follow through de olhos fechado e abra os olhos. Verifique o alinhamento da figura de visada e sua posição em relação ao ponto;
- Descanse 20 seg. entre cada repetição


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