24 de setembro de 2012

Turco fatura título e quebra recorde na final da ISSF Shotgun World Cup


Oguzhan Tuzun (Turquia) - Fossa Olímpica - Tiro Esportivo

O turco Oguzhan Tuzun ganhou hoje (domingo, 23/09) a medalha de ouro na Fossa Olímpica na final da ISSF Shotgun World Cup 2012 em Maribor, Eslovênia, detonando o recorde do russo campeão olímpico Alexey Alipov que vigorava desde 2004. Tuzun venceu uma das provas mais emocionantes do ano, vencendo o duelo para o degrau mais alto do pódio em um emocionante shoot-off.  

O campeão turco passou pelas classificatórias com uma pontuação de 123 pratos, indo para a disputa de medalha em primeiro lugar com uma vantagem de três pratos. Entretanto, logo em seguida, Tuzun perdeu três pratos, marcando 22 contra 25 de Alipov. Os dois atiradores terminaram empatados com um total de 145 acertos. No seguinte shoo-off para o ouro, a morte súbita de desempate para decidir o vencedor, Tuzun acabou  superando Alipov por 3 acertos a 2 e embolsando a mais brilhante medalha.

Tuzun garantiu hoje seu segundo título na ISSF Shotgun World Cup. O atirador turco já havia conquistado a ISSF World Series Cup de 2010, em sua terra natal, Izmir (TUR).

"Estou tão feliz de ganhar essa medalha, agora, depois de uma estressante temporada Olímpica", disse Tuzun após a prova. O atirador de 29 anos chegou aqui em Maribor, depois de vencer este ano a etapa italiana da  ISSF World Cup.

"Eu havia vencido a Copa do Mundo de 2010 em casa. Isso tinha sido mais difícil, por causa das expectativas e da pressão mental. Eu vim aqui me dizendo 'Eu fiz isso uma vez, eu posso fazer isso de novo', e deu certo".

"Durante os Jogos Olímpicos, perdi sete quilos - Tuzun disse - o que mudou minha medidas biométricas. Isso significa que eu tive que mudar a coronha da minha espingarda, e hoje foi a primeira prova com o novo equipamento. Eu não treinei nas últimas três semanas, então eu não estava tão confiante. É por isso que eu estou tão feliz em ganhar este título".

A medalha de bronze de hoje foi para Jesus Serrano da Espanha, um atirador de 34 anos, sexto do ranking. Serrano - que nunca havia ganho uma medalha em uma final da Copa antes - chegou à medalha com uma pontuação de qualificação de 119+3 alvos, após superar o italiano Rodolfo Vigano em um shoot-off para a final. Então, atirando solidamente, ele bateu 25 alvos, subindo para o terceiro lugar, com uma pontuação total de 144.

"Eu não estou tão feliz", disse Serrano. "Depois de fazer 25 na final, eu gostaria de ter atirado para o ouro. Algo aconteceu durante a prova: Pensamos que o árbitro havia dado um zero para Alipov. Estou indo de volta para casa com o bronze. Bem, é uma medalha, mas eu esperava mais".

Edward Ling da Grã-Bretanha fechou a prova em quarto, com 142 pratos, depois de se classificar com 120 e bater 22 alvos na final. O italiano Erminio Frasca, de 29 anos, que chegou na final em terceiro lugar com 121 pratos de qualificação, terminou em quinto lugar, com uma pontuação total de 141.

Depois deles, o medalhista de ouro olímpico Giovanni Cernogoraz, da Croácia, fechou a prova em sexto lugar. Chegando à final com 120 pratos, o campeão de Londres 2012 perdeu oito alvos na final, para terminar com um total de 137 acertos.

Amanhã (hoje, 24/09) acontecem as finais do Skeet feminino e da Fossa Double masculina.

Fonte: ISSF (traduzido e adaptado)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...