24 de setembro de 2012

Roberto Schmits termina em 11º na final da ISSF Shotgun World Cup

Roberto Schmits - Fossa Olímpica - Tiro Esportivo
O atleta Roberto Schmits, da fossa olímpica, participou ontem da final da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, que está sendo disputada em Maribor, Eslovênia. Pela primeira vez em sua história, a ISSF Shotgun World Cup contou com a presença de um brasileiro.  Medalhista de bronze nos Jogos Panamericanos de Guadalajara, o brasileiro assegurou o direito de participar desta finalísssima ao ficar entre os 8 melhores atletas do mundo no ranking da ISSF, a Federação Internacional de Tiro Esportivo.

Após ocupar a 5ª posição, no sábado, com apenas 2 pratos a menos que o primeiro colocado, resultado que o colocava entre os seis finalistas, o brasileiro Roberto Schmits não conseguiu repetir o bom desempenho, neste domingo, e, com 117 pratos acertados, não avançou à final da Copa do Mundo.

Roberto se demonstrou satisfeito com sua participação no evento, já de olho nos Jogos do Rio, em 2016. Através de sua assessoria de imprensa, o atirador disse que acredita que um bom planejamento pode reduzir a distância entre os brasileiros e os atletas dos países com maior tradição no tiro esportivo.

Na final, que contou com os seis melhores da fase de classificação, surpresa nas três primeiras colocações: nenhum medalhista nos jogos olímpicos Londres 2012 subiu ao pódio. Melhor para o turco Oguzhan Tuzun, que ficou com o ouro, seguido pelo russo Alexey Alipov e pelo espanhol Jesus Serrano.

A fossa olímpica é constituida pelo lançamento de 125 pratos, em 5 séries de 25. Na manhã do sábado, 22/09, foram disputadas as 3 primeiras séries, ficando as 2 últimas para o domingo, 23/09. Os seis primeiros colocados fizeram a final, com mais uma série de 25 pratos.

A prova contou com apenas 14 atletas, entre eles 3 campeões Olímpicos, o australiano Michael Diamond, vencedor dos jogos de 1996 e 2000, o russo Alexey Alipov, vencedor da edição de 2004 e o campeão de Londres 2012, Giovanni Cernogoraz, da Croácia. Completam a relação o italiano, Massimo Fabrizzi, que ficou com a prata no jogos londrinos, o kuwaitiano, Fehaid Aldeehani, medalha de bronze na mesma edição e os 8 primeiros colocados do ranking da ISSF; Ryan Hadenn, EUA, Oguzhan Tuzun, Turquia, Erminio Frasca, Itália, Stephane Clamens, França, Rodolfo Vigano, Itália, Roberto Schmits, Brasil e o espanhol Jesus Serrano. Fecham a lista dos 14 competidores dois atletas sérvios, Bostjan Macek e Matej Znidercic, ambos convidados pela organização do evento.

ISSF Shotgun World Cup foi a última competição internacional organizada pela Federação Internacional de Tiro Esportivo (ISSF) com as regras atuais da disputa da fase final. No calendário de 2013, valerão as novas regras, na qual os atletas finalistas não levam mais os resultados da fase de classificação.

Confira aqui os resultados completos e aqui como foi a prova.

Fonte: CBTE e AHE! (com adaptações)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...