20 de agosto de 2012

Você conhece a Liga Nacional de Tiro ao Prato?


A Liga Nacional de Tiro ao Prato começou a ser organizada no mês de Maio/2011 e surgiu através da iniciativa de sete clubes de Tiro ao Prato brasileiros, os quais fazem parte do Conselho de Administração, a saber: Clube de Caça e Tiro de Guarapuava , da cidade de Guarapuava/PR; Transal Associação Esportiva, da cidade de Pedras Grandes/SC; Clube Americanense de Caça e Tiro Esportivo, da cidade de Americana/SP; JL Clube Olímpico de Trap & Skeet & Sporting Clays, da cidade de Eusébio/CE; Clube de Tiro, Caça e Pesca de Araguaína, da cidade de Araguaína/TO; Clube Alagoano de Tiro Olímpico, da cidade de Maceió/AL e, Clube Campista de Tiro Esportivo, da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ.

O conceito de Ligas Nacionais vem sendo fortemente adotado em diversos países do mundo, reunindo clubes e desportistas praticantes de diversos esportes e modalidades, em torno de um objetivo comum: promover, organizar e ofertar competições para clubes esportivos e atletas amadores e profissionais.

Especificamente no Tiro ao Prato brasileiro, a Liga oferta uma competição nacional que democratiza o acesso de atiradores esportivos de todos os estados da federação às provas de Tiro ao Prato, ofertadas simultaneamente em diversas cidades e estados brasileiros, consolidando os resultados em um sistema de "provas on-line". Os resultados são anotados e consolidados pela internet, com acesso restrito aos Delegados Locais, os quais são responsáveis por anotar os resultados de cada súmula no sistema, tão logo terminem as séries de tiro de cada turma. Este sistema foi originalmente desenvolvido na Itália e vem sendo aplicado no Brasil desde o ano de 2008. É ideal para fomentar o esporte em países cuja extensão territorial é muito ampla, possibilitando assim a redução de gastos com deslocamentos e estadias. Naturalmente que estão contempladas no calendário da Liga Nacional algumas provas presenciais obrigatórias, para que os competidores possam conhecer uns aos outros e travar o confronto direto.

Um dos principais objetivos da Liga Nacional é fomentar o surgimento e desenvolvimento de novos talentos olímpicos no Tiro ao Prato Brasileiro, uma vez que foi o Tiro Esportivo que trouxe a primeira medalha olímpica para o Brasil, com Guilherme Paraense, na Antuérpia em 1920. A Liga Nacional trabalhará sempre em parceria com as federações estaduais de Tiro Esportivo e apoiará todas as iniciativas que visem melhorias nas condições técnicas e estruturais do esporte do Tiro ao Prato.

A sede da Liga Nacional de Tiro ao Prato atualmente encontra-se na cidade de Guarapuava, estado do Paraná, com base estendida em 15 estados brasileiros através de Delegados Estaduais e Delegados Locais nos clubes filiados. Possui atiradores filiados a mais de 75 clubes de tiro ao prato nestes estados.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...