ALEXANDRE ARAGÃO
DE SÃO PAULO
Produtor de bandas como NX Zero e Mamonas Assassinas, Rick Bonadio, 43, gasta muitas das horas vagas com o tiro prático, esporte baseado no treinamento de policiais. "Há muito preconceito contra o tiro, mas não podemos confundir com violência. Os clubes são preparados para que a gente atire com segurança." No país, eles são fiscalizados pelo Exército.
Bonadio indica alguns desses lugares onde treinar tanto o tiro prático quanto o olímpico, modalidade em que o Brasil será representado em Londres pela carioca Ana Luiza Ferrão Mello e pelo paulista Felipe Fuzaro.
"O estilo olímpico é lento. O atirador fica parado e mira no meio do alvo", explica o produtor. "Já no prático, o importante é atingir qualquer parte do objeto, seja deitado, pulando ou correndo."
Clube de Tiro de Atibaia:
"É espaçoso e ao ar livre. Tem uns 10 mil metros quadrados e muitos estandes, dá para montar 18 circuitos diferentes. Os campeonatos são sempre lá: o competidor tem de fazer mais circuitos em menos tempo. Tenho ido uma vez por mês."
Rod. D. Pedro 1º, km 67, Atibaia, tel. 4411-9559.
RAM Clube:
"É um clube de tiro de fuzil. Dá para treinar a precisão, com distâncias de 100 m ou 200 m. Os alvos são silhuetas metálicas que, dependendo do tamanho, dificultam a prática. Acertar uma no formato de uma galinha a 200 m não é fácil."
Rod. Castello Branco, km 34,5 (sentido São Paulo), s/tel.
Associação Desportiva Durval Guimarães:
"Não é indicado para o tiro prático, mas para o olímpico. Foi onde atirei pela primeira vez. O professor Durval Guimarães, que competiu em cinco Jogos Olímpicos, me ensinou os primeiros passos há muitos anos."
R. da Gávea, 1.348, Vila Maria, região norte, tel. 2954-3411.
Tiro Esportivo Calibre:
"Hoje não vou mais lá, mas já frequentei o lugar. Eles ensinam tudo o que é preciso para a prática: atirar com precisão, muito rapidamente, em movimento e trocando de alvo. Tudo isso com muita segurança."
R. Tonelero, 470, Lapa, região oeste, tel. 3873-1650.
Águia de Haia:
"É o meu clube preferido e tem o melhor professor de tiro prático do Brasil, Roberto Saldanha. Ele foi meu treinador durante muitos anos, e o filho dele é o quarto melhor atirador do mundo."
R. Honório Santos, 83, Ipiranga, região sul, tel. 5062-4236.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário