Marcel Verrumo, 30 de julho de 2012
Aconteceu em 1920. Os Jogos Olímpicos, realizados desde 1896, aconteceriam em Antuérpia, na Bélgica. Pela primeira vez, o Brasil competiria em uma Olimpíada, com 29 atletas disputando em cinco modalidades: remo, tiro, polo aquático, salto ornamental e natação. Entre os competidores, nenhuma mulher (a primeira atleta, a nadadora Maria Lenk, só participaria dos jogos em 1932).
O Comitê Olímpico Brasileiro, fundado em 1914, ainda não funcionava de maneira independente e quem tomou a frente na hora de organizar a logística da participação do Brasil nos jogos foi a Confederação Brasileira dos Desportos (CBD).
Para levar os brasileiros até o outro lado do Atlântico, a CBD enfiou os 29 atletas no navio Curvello, do governo federal. Chegando a Lisboa, a equipe do tiro – com medo de que o navio não chegasse a tempo à Bélgica – decidiu dar uma fugidinha e pegar carona em um trem. Mal sabiam eles que teriam até que viajar em um vagão descoberto, embaixo de chuva, entre a França e a Antuérpia. Mas a valeu a pena. Depois de 27 dias desde a saída do Brasil, os caras chegaram a tempo e levaram três medalhas para casa: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.
O autor do feito foi Guilherme Paraense, do tiro. O atleta competia com um revólver Colt 38, tipo cavalinho, emprestado pela delegação americana. Isso por que, durante os treinos, um vendaval encheu de areia as armas brasileiras e as deixou inutilizáveis. Os norte-americanos, então, emprestaram aos nossos atletas suas armas mais antigas. Mal sabiam eles que uma dessas armas daria a vitória a um brasileiro, deixando-os com a medalha de prata.
Nosso primeiro ouro veio em 4 de agosto. Guilherme Paraense e o norte-americano Raymond Bracken estavam empatados. Havia apenas mais um tiro. Ordem dada e os 38 atletas dispararam o gatilho. Guilherme acertou na mosca; Bracken, não. Resultado: dos 300 pontos possíveis, Guilherme Paraense fechou a competição com 274 e Bracken, com 272. Pela primeira vez na História das Olimpíadas, um brasileiro subiu ao posto mais alto do pódio.
Fonte: Super
Nenhum comentário:
Postar um comentário