8 de maio de 2012

O surgimento do Field Target no Brasil

Primeiro conjunto de alvos de Field Target do Brasil

Recebi com muita satisfação hoje pela manhã um e-mail remetido pelo Prof. Bene Barbosa, do Movimento Viva Brasil, encaminhando um artigo e algumas imagens sobre o surgimento do Field Target no Brasil. Essa é a primeira colaboração que este recém-nascido blog recebe. 

Quero aqui explicitar meu agradecimento ao Prof. Bene Barbosa e reiterar a todos que nos visitam a solicitação para que deixem aqui a sua contribuição, seja um artigo ou uma indicação de site, a todos aqueles que fazem parte do esporte do tiro. Abaixo, o artigo e algumas imagens.



Compartilhe. Siga-nos.

O início do Field Target no Brasil tem nome e sobrenome: Andrew Paul Stears, ou simplesmente, Andy. Nascido em 1947, Middlesex, Inglaterra, sempre foi apaixonado por armas de fogo e de pressão. Vive a mais de 20 anos no Brasil, em um sítio na região de Nazaré Paulista, São Paulo.

Em novembro de 2005, ganhei de minha esposa uma arma de pressão de aniversário de casamento, era uma CBC Montenegro Super, com belas inscrições feitas na própria fábrica. Ressurgia minha paixão de criança por esse tipo de arma.

Em julho de 2006, em um dos nossos excelentes fins de semana passados no sítio do Andy, levei minha CBC e uma Gamo Hunter 440. Ele, entusiasta do tiro, logo se colocou a me explicar, com seu característico sotaque britânico, o que era o Field Target, modalidade praticada por ele em sua terra natal.

Fiquei muitíssimo interessado e imaginei que com o crescimento do mercado de armas de pressão poderíamos iniciar essa modalidade no Brasil.

Diz um antigo ditado jesuíta: “Oração sem ação de nada vale” Andy não se resignou a apenas trazer a informação sobre a modalidade, no fim de semana seguinte, fui presenteado com um alvo de Field Target feito por ele. Era um pássaro, de espécie não definida e que todo pintado de preto não demorou a ser batizado carinhosamente de “URUBU”.

Duas semanas depois, em conversa com o Enio, do RAM Clube, um dos organizadores do Campeonato de armas de Pressão MVB/Airgun/RAM, decidimos que poderíamos incluir o Field Target no nosso campeonato. Em um encontro de atiradores de armas de pressão realizado em 23 de setembro de 2006, disponibilizamos os alvos para os “airgunners” que ali se encontravam, com a supervisão pessoal do mentor Andy, o sucesso foi imediato. Ali mesmo, naquele dia, decidimos que a prova de Field Target não podia ficar fora do maior campeonato de armas de pressão do Brasil o II Campeonato Brasileiro de Armas de Pressão organizado e realizado pelo Movimento Viva Brasil, Fórum Airgun e Clube Ram.

Realizado em 19 de novembro de 2006, o II Campeonato Brasileiro de Armas de Pressão reuniu quase 100 atiradores de todo o país, havendo a participação de quase 50 pessoas na prova inaugural de Field Target, sendo que os primeiros cinco colocados desta prova foram:

Field Target


Rato
Pombo
Esquilo
Coelho
Total
1
Francisco da Chagas Souza
0
2
3
4
9
2
José Antonio Bueno Caldin
1
0
3
4
8
3
Alex Udo
0
0
3
4
7
4
Larissa Barbosa
1
2
0
4
7
5
Julio Marino
1
2
0
4
7

Com os participantes levando para seus estados essa incrível modalidade, aliada a facilidade de circulação de informações pelos milhares de participantes do fórum Airgun, pouco tempo depois a Federação Paranaense de Tiro Esportivo regulamentava a modalidade sendo seguida rapidamente por outras federações de todo o país. Tal sucesso culminou na homologação do FT pela Confederação Brasileira de Tiro Esportivo no início deste ano (2009).

Não é todo dia que temos a oportunidade de testemunhar o inicio de uma nova modalidade esportiva. Sinto-me honrado em participar ativamente disso e de ser amigo de uma pessoa como Andy, que é para mim sinônimo de paixão pelo tiro, amizade, honra, seriedade e cavalheirismo. Obrigado Sir Andy!

Fonte: Prof. Bene Barbosa, Movimento Viva Brasil, por e-mail.


Andrew Paul Stears

Andy Stears, seu filho, Chris, e Bene Barbosa no RAM Clube, onde  o primeiro conjunto de alvos para Field Target foi testado

Enio Weiss (RAM Clube) e Wellinton (Fórum Airgun)

Bene Barbosa, atirando na primeira prova de Field Target realizada no Brasil


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...